Desde pequenininha notávamos certo desvio no olho direito da Sophia, mas nunca demos importância por que até então, é “normal em criança pequena o olho ficar um pouco estrábico”. Certo dia, quando ela tinha pouco mais de 10 meses, a pediatra notou esse pequeno desvio e encaminhou para a oftalmapediatra para uma avaliação de praxe; apenas para não deixar passar em branco. Conseguimos consulta para quase 2 meses depois, mas tudo bem não tínhamos porque nos preocupar, porque “não era nada”.
Chegou o dia da consulta, dia 01 de agosto. Vovó Maria foi junto comigo e Sophia. A vovó Ines também estava nos visitando, mas nesse dia sobrou pra vovó Maria ir com a gente. Durante a consulta, a Dra. Silvia viu algo anormal no olho da Sophia e a partir de então começou uma verdadeira maratona. Foram inúmeras dilatações de pupilas (confesso que perdi as contas); exames de fundo de olho; exames de sangue, consultas com oito médicos (de diferentes especialidades), viagem a Blumenau, viagem a Joinville e muito, muito choro e noites mal dormidas. Quando falo choro, falo tanto da Sophia pelo incomodo e dor dos exames, como nosso também, por vê-la passar isso. Mais de uma vez as lágrimas rolaram de nossos olhos enquanto segurávamos ela com força para os médicos a examinarem. Nesses pouco mais de dois meses fizemos tudo que estava ao nosso alcance para descobrir a causa deste problema e fazer o tratamento adequado. Muitos amigos se mobilizaram para ajudar a adiantar consultas e exames, porque se fossemos esperar pelos agendamentos normais tudo seria muito mais demorado e difícil. Aos poucos, os diagnósticos de doenças mais graves foram sendo descartados (para alívio de todos). Essa semana chegou-se a conclusão que ela não enxerga desse olho e que precisa fazer uma cirurgia com brevidade para corrigir o problema. É uma decisão difícil, porque uma cirurgia sempre envolve riscos, e ela poderia ter uma vida normal enxergando só com o olho esquerdo. Mas nós optamos por seguir em frente e tentar corrigir esse problema para que ela possa enxergar com os dois olhos. O que sabemos também é que mesmo com a cirurgia ela ainda terá miopia e terá que usar óculos e esse será outro capitulo a parte. Aliás todo o pós operatório será outro capítulo parte. Até agora não foi nada fácil, e sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. Mas temos força e fé para acreditar e seguir em frente.
Fica aqui o registro desses percalços e surpresas que a vida nos trás e para que a Sophia saiba que mesmo pequenininha, passou por tudo isso e foi muito corajosa e guerreira.
Cabe deixar registrado também que a Sophia foi muito bem atendida por todos os médicos, e recebeu uma preocupação especial da Dra. Silvia, do Dr. Eduardo e da Dra. Ligia. Muitos amigos e familiares nos apoiaram com força, palavras de conforto e oração.
Acima, fotos do pós-cirurgico e Sophia em sua recuperação!

Nenhum comentário:
Postar um comentário